Às Redes Wi-fi aberta e protegida. Há perigos?

 

A Postagem de hoje será bem interessante.

Trata-se do ataque hacker mais comum atualmente. Você sabe como funciona? Antes de tudo é interessante salientar sobre as redes WI-FI que usamos em nossas casas que não precisa de cabos ou conectores RJ45 para ligar no modem para ter acesso à internet. Hoje é tudo na sistematização e só precisa de um provedor, roteador e uma máquina que possa se comunicar com a internet. Muitos dos roteadores possui acesso local para entrar nas configurações de acesso, criar login, senha, etc.

A ideia desse poste e alertar sobre o possível ataque neste caso trato de invasão da rede WI-FI (wpa) é muito importante que o usuário proteja por meio de criptografia a sua rede porque qualquer pessoa pode ter acesso não autorizado e conseguir dados da rede por meio de protocolos e arquivos que trafega entre a rede e seu PC. Alerto inicialmente para as redes WI-FI aberta pública é a pior e mais perigosa para qualquer usuário utilizá-la. Mas o que acontecer é que nós usados ativos do mundo digital não conseguimos registro uma rede WI-FI aberta, diga aí, se você consegue ficar sem conectar na rede aberta em aeroportos, rodoviária, praça pública, etc.

Não aguentamos, a mão chega treme para ativar o botão do WI-FI,  mas é extremamente perigoso, sabe por quê? Ela é aberta, ou seja, não precisa criptografar os dados que os usuário e máquina trocam. Eu nunca usei nenhum programa para captar dados em rede aberta, para analisar tráfegos de dados em rede desprotegida, para fazer aquele teste, obter aquela experiência ou por curiosidade. Para usar esses softwares para “ouvir” os dados que trafegam na rede, precisa ser calmo, tranquilo, muito, muito paciente para ficar de olhos nos pacotes de dados.

Às vezes essa pessoa que está usando esse programa para monitorar os dados sempre pegava arquivos numa linguagem que precisa de decoder para “traduzir” e muitas das vezes os arquivos  traziam login e senha dos usuários. Você pode estar numa praça ontem exista WI-FI aberta e algum cavalheiro ou amazona esteja com um notebook aberto “trabalhando no Word” e capturando os dados do pessoal, não tem como saber quem é a pessoa que esteja monitorando a rede. Apesar da brincadeira é algo que devemos nos preocupar seriamente, não são exclusivamente dados de login e senha, mas pode ser que capture dados de cartão de crédito e se você acesse internet banking na WI-FI aberta, ou dados de conta de rede sociais, familiares saiba que você não tem o controle dos dados que trafegam… Ah! Mas não protege com login e senha a rede e resolve o problema?

Usa o Wpa2 e pronto.

O ADM da rede saberá, mas os usuários que estejam utilizando não correm perigo, certo? Mas é claro que não. Hoje temos muitos sistemas Operacional que possuem muitas ferramentas eu pode monitorar  a rede WI-FI protegida. Claro que a dificuldade será maior pelo atacante, mas não é impossível. Às redes protegidas tem seus dados criptografados, mas é possível monitorar essas redes, por meio de alguns equipamentos e antenas que ouvi dizer que pode aumentar o alcance das redes e como funciona? Ao entrar em monitoramento da rede é interessante saber o endereço MEC do roteador e o IP que este se comunica com a rede.

Ao passar um tempo, a pessoa que me disse ser possível, usa uma tática bem simples, o ataque de força bruta na rede que fará combinações de senha e login para ter acesso a sua rede, é bem difícil, mas é possível atacar uma rede WI-FI com login e senha tranquilamente, e quando tiver acesso, repete todo o procedimento relatado nos parágrafos acima. Outro fato que é importante é o acesso ao seu computador por meio de webcam, ou caso você caia na cilada do vírus, pode ser que alguém tenha acesso remoto a sua máquina, ou pode ser que esteja com o Keylogger que grava tudo que você digita no seu PC e manda via e-mail para quem criou o trojan, por exemplo: você está acessou a Internet Banking. Esse trojan funciona assim. Às 18. 05 mim, digitou bancoimagunario.com.br

18:10. Acessou a conta de número 1233-444 e digitou a senha 4532abc. 18:20. Acesso o saldo de 1,25 R$.

 

E tudo que você digita pode ser capturado pelo trojan.

Além do cuidado já salientado. Ao se contar em rede WI-FI aberta, tudo pode ser capturado, ou até mesmo alguém esteja de observando pela webcam, que esteja ligada agora. Máximo de cuidado quando se conectar, observe se tem alguém suspeito, e nunca acesse site que envolva dados pessoais. Use rapidamente, mas não faça dela o seu pior pesadelo. Às redes abertas soa boas, necessárias e ajuda em muito quando precisamos enviar uma mensagem ou acessar um site naquele momento, mas não deve considerar da mesma forma que você usa em casa, só você tem acesso, etc. Cuidado é bom evita muitos problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *