Navegar na Dark Web é crime?

Deixo evidente que não sou atuante na área jurídica, mas tenho uma noção do que venha ser um ato criminoso ou não. Penso que seja suficiente. O que é Dark Web?  Afirmo que não é nada de mais, todos nós podemos ter acesso facilmente. A Dark Web chegou na mídia aproximadamente uma década e causou estranheza depois da mega operação em conjunto com polícias internacionais que acabou na prisão dos líderes da  Silkroad, posso dizer que se tratava do maior império de drogas na DW.  

Simplesmente neste tipo de rede tudo que faz está criptografada, o endereço de URL difere dos comuns. Para ter acesso a surfaceweb essa que você utiliza para acessar o meu bloguinho basta digitar no navegador a URL: praticandociencia.com.br aqui está o meu domínio dando acesso ao site. Por outro lado, se este site estivesse hospedado em servidores ligados a  DW seria algo assim ( prjd5pmbug2cnfs67s3y65ods27)  entendeu? É por isso que denomina rede “oculta” ou “profunda” por que ninguém tem acesso diretamente, deve-se saber o endereço completo, não existe essa ideia de camadas que você desce e navega em sites horripilares, este é o maior mito. Essa interpretação acontecer em alguns casos em que o  administrador do site opta em limitar o acesso para grupos específicos, como os Chan ou grupos de amiguinhos, é por causa dessa restrição que causa a impressão de camadas.  

A DW não existe censura, ou proteção de imagem, ou carinho emocional, etc. O conteúdo que terá acesso é forte e se você tiver “estomago fraco” não acesse, mas para (quê) não sou obrigado a acessar nada. Tudo pode, não tem fiscalização e a polícia não vai na sua casa por que você navegou na DW. O que tem lá são milhões ou até bilhões de páginas de conteúdo aleatório de drogas, pedofilia, assassinos de aluguel, etc. Ter contato com esse conteúdo torna você um criminoso?  Pense comigo: no mundo real existem atos de pedofilia? Assassinatos? E vendas de drogas? Toda a vez que ligamos a TV são noticiadas essas mesmas práticas criminosas, certo? Você se considera um criminoso ao ligar a TV e receber um link em aplicativos? Já se sentiu sujo? Claro que não, porque  deveríamos se sentir assim.

Então, por que manchar a honra de uma pessoa chamando de criminoso só por que acessa os conteúdos na Dark Web? O ato criminal se dá a partir do seu envolvimento direto a essas práticas que resumidamente se dá: na hora que você comprar, vender e compartilhar,  mas acessar conteúdo na internet, não gente!  Porque se fosse o caso todo mundo seria criminoso por ouvir todos os dias noticias ruim na mídia.  O que amedronta nesta rede são as nossas lerdezas por não prestar atenção em cuidar da segurança da nossa máquina devido aos vírus e invasão. Caso se você acessar a DW seus dados serão vazados, sim, mas não torna você criminoso.

Veja esse exemplo: se entrássemos numa zona de crime na realidade, num bairro cheio da bandidagem,  você sabe que neste lugar tem criminosos, ao visitar essa região dá medo, mas não te faz criminoso, só se você fazer parte. O interessante é  conhecer mais sobre esses  conteúdos que não são bem explicados na internet ou mídia.  Pense bem: se você não quer envolver, fuja da treta,  não se envolva, mas acessar todo mundo pode acessar. Depende do que você quer fazer por lá. Geralmente procuro conteúdo sobre Geopolítica em inglês,  ou livros em PDF, nada de ruim, quem não quer confusão se afasta, não se envolve. Tenha consciência de seus atos e falácias distribuídas por todos os cantos do mundo, não saia criminalizando todo mundo sem ser verídico. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *