Os Hackers são criminosos?

Os hackers invadem alguma propriedade digital ilegalmente?  Espere um pouco, não é bem assim o tal do ativismo hacker. Desde a década de 70, quando esse termo gerou uma má fama de malfeitores e bandidos, se concretizou e persistem até hoje. Isso é tem um teor tão ruim que até pessoas que escreve ganham fama de criminoso, vê se pode! Mas será mesmo que são bandidos? Inicialmente o que é um “hackear” posso dizer que está próximo a um fuçador que igualmente a um rato  tenta encontrar uma brecha para poder escapar ou entrar sem que perceba.

Neste quesito o rato que encontra uma possibilidade de entrar em qualquer buraco é um rato criminoso? O rato não cometeu nenhum crime coitadinho. Tendo em mente que precisa encontrar as chaves para poder entrar, o hacker antes de tudo pesquisa muito bem o seu alvo. Ele procura as pedras preciosas em lixeiras, arquivos apagados, HD, dados publicados, que estão livres para qualquer pessoa no mundo ter acesso. E ainda contam com usuários distraídos, tudo isso está lá, ninguém se torna bandido só porque encontrou algo na  lixeira. Programadores de C, PHP, Java e outros são considerados hackers? Claro que não! 

O Programador é um profissional reconhecido e que  precisa “teoricamente” de um curso superior, esse tipo de profissional é empregado ligado a uma empresa ou possui um contrato temporário para construir um software ou aplicativo. E o  hacker precisa aprender a programar, sim! E além, é necessário aprender diversas linguagens de programação, dominar os Sistemas Operacionais, que estão distribuídos no mercado. Estudar muito e dominar tudo isso é prática criminosa?

Todavia o hacker ético que é muito comum hoje em dia, estão espalhados por todo o Brasil e nesse mundão por aí, possui algumas tarefas que recupera dados, descobre vulnerabilidades (falhas), corrige e entrega para o contratante: esse é o valor do custo do serviço prestado. Algo errado? Ah! O que falar da cultura  hacktivista? Esse age em grupos para praticar um ativismo, lutar por uma causa que abrange uma variedade de pessoas, até aqui nada de errado, ok? Por que existe essa luta? Sabe os manifestantes que “brigam” com governo, entidades, causas sociais, sexualidade, racismo, meio ambiente, que pintam seus corpos, escreve em cartaz, painéis e ficam indignados por ninguém fazer nada. Você diria que esses manifestantes são criminosos?

É garantido por lei lutar por uma causa mais justa. E o que diferencia do hacktivista? São essas pessoas que lutam por direito usando técnica de penetração, pichação em site ou publicação de mensagens de apoio a justa causa, lembrando não haver prejuízos em brigar pelos menos favorecidos, muitas pessoas que vivem muito bem não sabe o que isso significa, por isso estigma e repudia toda a manifestação legitima e pacifica. Se ninguém liga, se mata pobre, negros, homossexuais, se existe milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza, qual o problema lutar por eles, pelo menos os manifestantes garantem que existe alguém junto a eles que apoia. Acredita mesmo que lideres se importa se grávidas, ou negros morrem?

Claro que não. Não dá audiência falar de pobre. Você diria que manifestação mesmo por meio de prática hacker é crime, ao fazê-lo tornam-se bandidos. Se pensar que sim, os manifestantes do Meio Ambiente que abraçam árvores, ficam dias pastorando ou até passam fome, são criminosos? Nunca enxergue o hacktivista como uma atividade criminosa. Mas, porque muitos insistem em dizer que são criminosos. Há criminosos que usam a cura hacker para se beneficiar?

E a prática criminosa exitem nestes dois paralelos? Claro que sim, como existem baderneiros em manifestações que depreciam propriedade do governo ou empresa privada. O que os criminosos fazem: desviam dinheiro, sequestram sites e cobra milhões, invadem propriedade ilegalmente, captura dados e distribuem por esse mundão aí, isso não tem nada a ver com o ativismo hacker. 

Então posso comparar o hacktivista como os manifestantes que lutam por minorias ou classes desfavorecidas. E baderneiros com os sequestradores de dados, há uma diferença, o que falta é analisar bem a situação e não sai criminalizado todo mundo. Não clique no link ou acesse algo porque você vai ser invadido, isso não existe. A invasão é muito diferente do jeito apresentada nos filmes, geralmente são os “programadores” que acessa um site do governo em menos de 1 minuto, se fosse assim não haveria possibilidade de fazer nada na internet, nem acessar o bank, comprar, você nem podia acusar de crime, etc.

Deixe-me dizer por que não é fácil. Para você ter uma ideia para descobrir uma senha de 6 dígitos sequenciais pode levar alguns segundos, mais de sua senha tiver 7 pode ser que demore uns 10 a 30  minutos ou se tiver 14 a 30 dígitos e com caracteres especiais, números e letras maiúscula e minúscula pode demorar até 1200 anos. Muitos falam que se descobrir que o IP vai ser invadido, nada disso. O IP é o endereço físico que a sua máquina usa para se comunicar com o servidor da internet, serve para rastrear a sua máquina.

Caso você cometa crime na internet, invada algum site governamental ou do FBI, saiba que você será visitado por um agente da polícia ou receberá um papel LINDO descrito: “processo” ou “processo extrajudicial” e será entregue no seu endereço e responderá criminalmente por suas aventuras, mas isso não quer dizer que eles irão invadir você, acham você, não invadem você, por isso fique calmo ao receber link de alguém, mesmo que julgue essa “pessoa” um “criminoso” só falam mal para poder descriminar e desmoralizar, o moço por puro preconceito. Não temam, mesmo porque o moço não tem passagem por polícias, ele passa muito longe de treta.

A invasão de computador ou outros dispositivos só ocorre com planejamento e ajuda do usuário, sem isso fica muito difícil invadir. Receber link de pessoas conhecidas não tem crime nenhum, desconhecida sim! Você clica em alguém de pessoas que não sabe de onde veio. Ah! Mais escrive sobre num poste anteriormente: O que acontece se clicar no link “malicioso” serei invadido? O pessoal vai ser invadido? Não, só será localizado aquele clique. Mas se alguém enviar um arquivo.exe fuja dessa cabra! Agora é treta pesada.  Já pensou que existem tantos vírus por aí. Esse vírus são a porta de entrada para sua vida digital, embutidos no arquivo existem códigos maliciosos que convidam os bandidos a ter acesso, mas se você cuidar bem da sua máquina, passar antivírus e não abrindo tudo aleatoriamente dificilmente acontecerá algo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *