Segurança digital

Vivemos numa época bem delicada em que se tratando de evolução tecnológica e segurança. A tecnologia como processo de Globalização iniciado na década de 90 em que os países apoiadores desse sistema aderiram em fortalecer os seus meios de comunicação, transporte e investir em segurança pública e privada e principalmente informatizando os setores. E hoje chegamos a outro patamar em relação à tecnologia, já estamos na 4 revolução industrial desde 2000 e o processo de automatização dos dispositivos já estão a outro nível e continua atualizando, porém, muitos países não aderiram a esse caminho.

A segurança digital surge necessariamente quando esses mesmos sistemas apresentam falhas grotescas na sua segurança, os profissionais de cibersegurança chamam de vulnerabilidade de sistema e aplicativos.A página web, os e-mails, às redes sociais já possuem uma segurança elevada que os malfeitores precisam de muito tempo para poder criar uma brecha e quebra a sua senha, mas ainda é fácil acessar sem autorização. Em comparação a informática da década de 90 que as páginas webs eram estáticas em linguagem HTML muito fáceis de burlar a segurança, algumas técnicas como brute force e SQL injection já davam acesso a todos os dados e root do sistema. Hoje é bem mais complicado forçar um ataque a redes sociais ou e-mail, porém há uma falha grotesca que contribui para que qualquer pessoa possa ter acesso, já sabe quem é? É você mesmo!

Com o avanço da segurança digital, acesso por QR Code, ou autenticação por dois fatores, SMS, e desbloqueio por sua face aumenta a dificuldade, mas se não tiver cuidado seus dados pode ser capturados, só que hoje é um pouco mais difícil. O maior facilitador não é a máquina e sim o usuário. Geralmente criamos nossas senhas baseado em algo fácil que lembre rapidamente (data de aniversário, nome de familiar, números em sequência) senhas fáceis de ser quebradas dando a oportunidade que os bandidos possam quebrar (adivinhar) em segundos. O que pode fazer? Sugiro que reforce todas às suas senhas fazendo o teste de nível de segurança em How secure my password (digita no Google) acesse a primeira opção e se livre de problema de invasão. Imagem: Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *