O que precisa saber sobre Surfaceweb e Darkweb?

Olá, povo tudo bem com vocês? espero que sim. Bom! resolvi escrever um pouco sobre tecnologia, segurança da informação e afins. Muito que acessaram recentemente esse site com certeza já se deparou com algo relacionado a Dark Web ou DeepWeb. Esses termos tornaram-se muito conhecido nos últimos anos.  Essas duas palavrinhas já deram o que falar no mundo, principalmente no que se trata de cibersegurança. Estamos exaustos quando se trata de internet e como se proteger de todos os perigos que circundam os nossos dados e máquinas. O mundo da internet da superfície nada é seguro, não há privacidade, está longe de ser um ambiente tranquilo.



Como iniciar? aproveitei que ontem fiz o upload de quase 50 vídeos de 30s, no aplicativo do Kwai (user: praticandociencia.com.br) e tiktok postei alguns (user:praticandociencia.com.br), antes tinha lançado 03 vídeos instalando o navegador tor. Precisava atualizar para acessar a Darkweb.  Após instalado comecei acessar alguns sites, mas só resolvi gravar o site de busca da DW. É importante conhecer o “lugar” que você costuma visitar. Já citei  milhões de vezes que se trata do lugar hostil, perigoso e acontece de tudo por lá.  Vou ser o mais breve possível.

Então resolvi não acessar diretamente da máquina com o sistema operacional original, e sim, por uma ambiente virtual que não me traga riscos. A máquina virtual serve como um simulador de outros Sistemas Operacionais.  Caso gere problema, a máquina original não terá perda, podendo realizar todo o precedimento novamente.   Posso acessar de forma mais segura, escondendo meu IP, ter maior privacidade, e não ser descoberto. A máquina virtual só pegará algumas funções de Hardware, Wifi, e memória RAM.

O que é essa DarkWeb? primeiro vamos comparar. Há pelo menos duas formas de você ter acesso a esses ambientes pela SurfaceWeb e Darkweb. A primeira corresponde a nossa tradicional internet que conhecemos em que acessamos as rede sociais, realizamos compra, fazemos transações bancárias (pagamento de boleto, PIX, cartão de crédito e transferência para o mesmo banco  ou outros) Posso afirmar que estamos habituados a acessa lá diariamente. Em termo de comparação usamos o exemplo do Iceberg (usar imagem de iceberg)  A ponta que está visível é a SurfaceWeb, e o gelo que está submerso é a darkweb e tudo de sinistro que ela carrega.

Há outra diferença? Sim, há um certo policiamento na Surfaceweb que serve como “proteção” dos usuários que prejudica outros usuários.  Essas páginas são geralmente agregadas aos principais motores de busca que costumamos a  usar diariamente.  Esse site são facilmente encontrados caso realize pesquisa por meio de palavras-chave. Se você usar http://google.com.br e digitar o termo praticando ciência, o buscador irá exibir uma boa quantidade de site que tenha essa palavra associada. Isso se você realizar uma busca simples. (usar registro de tela dos resultados). porém, você precisa, logicamente, ter acesso à internet e usar um IP (endereço virtual da máquina) que usa para acessar o servidor e “baixar” os arquivos para ser exibido no seu computador.  Caso você queira ter acesso ao seu IP, roteador, gateway, basta digitar CMD na barra de pesquisa que está ao lado no botãozinho do windows.



Quando a tela preta do CMD estiver aberta, basta digitar o comando IP-CONFIG (minusculo preferencialmente),  o CMD  irá retornar com os dados solicitados. Você saberá qual seu número de IP, se há outras redes, etc. Pronto! agora você sabe como funciona basicamente essa comunicação entre a sua máquina e servidor.  E o site? serve como mesmo parâmetro da máquina. O site utiliza um serviço chamado DNS, que “transforma” os números em letras. Resumindo tudo que está ligado a internet, computador, smartphone são: linguagem de programação e números, e até chegar nos códigos binários aquela sequência de 01001001. O “0” desligado e “1” ligado.  Resumi o que é computador ligado à internet.

Então as páginas da surfaceweb utiliza alguns serviços como: transferência de arquivos, DNS, hospedagem, domínio (é o nome que você escreve no navegador) se digitar http://praticandociencia.com.br essa troca entre a máquina-servidor, retorna com arquivos que upei no site de hospedagem. Ao digitar  o termo “praticandociencia” é o nome que comprei, “BR” quer dizer que estou utilizando um domínio do Brasil, mas há outros, não é uma regra que só “BR” seja brasileiro.  Tudo isso o servidor ler e permite o acesso. E na Darkweb funciona assim? Exatamente igual, mas criptografado, não dá para saber “o domínio” que está acessando, localidade, pais, servidor, computador, etc.

Na darkweb tem uma certa “segurança”, há uma certa “segurança” devido a outra configuração do navegador que muda rapidamente de ip (Alemanha, poderá ir para Argentina, Bélgica, Rússia, Espanha) e por assim continua. Dificultado um pouco a captura do ip real da sua máquina. Deixo claro que ficou seguro e que ninguém poderá lhe prejudicar, claro que pode. Na Darkweb é o espaço virtual de trilhões e trilhões de páginas e há de tudo, desde pessoas com boas intenções, como as piores pessoas da face da terra.  É só ter em mente que se trata de ambiente hostil, perigoso e você poderá perder a sua máquina, seus arquivos ou até lhe roubar todos os seus dados.

Por isso que sempre acesso por meio da máquina virtual.  Privacidade é tudo. Basicamente é isso. Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *